Ademar Traiano

Site pessoal: http://www.traiano.com.br/
Telefone: (41) 3350-4096 / (41) 3350-4120

Ademar Luiz Traiano nasceu na cidade paranaense de Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná, em 03 de janeiro de 1953. Aos 18 anos, ingressou na faculdade de Direito, na Universidade São Carlos, em São Paulo.

Traiano iniciou sua vida pública política em 1982, trabalhando pela sua eleição, no ano seguinte, a vereador de Santo Antônio do Sudoeste, onde possui uma fábrica têxtil. Foi vereador pelo PMDB durante a legislatura de 1983 a 1986, quando, ao final do mandato, elegeu-se o primeiro Prefeito do município depois da abertura política em 1985, administrando a cidade entre os anos de 1986 a 1988. Em seguida, ainda em 1988, Traiano foi Presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP).

Devido à sua reconhecida administração municipal e regional, Traiano teve o apoio de mais de dez mil pessoas para sua eleição a deputado estadual pelo PRN, para a legislatura de 1991 a 1994, sendo eleito com 11.678 votos. Logo no início de seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, Ademar Luiz Traiano foi escolhido pelos demais deputados a ocupar a 2a secretaria da Mesa Executiva da Casa, assumindo, também, a 1a secretaria na mesma legislatura, com o afastamento do então deputado João Batista de Arruda, que foi eleito Prefeito de Francisco Beltrão.

No ano seguinte, entre 1995 e 1996, Traiano ocupou o cargo de diretor administrativo e financeiro da Ferroeste, participando diretamente do processo de implantação da ferrovia. Em 1997, como primeiro suplente, Traiano voltou a ocupar uma cadeira de deputado estadual na Assembléia. O deputado foi eleito pela segunda vez, pelo PTB, em 1998, para a legislatura de 1999 a 2002, com 29.859 votos, mais do que o dobro de votos conquistados na sua primeira eleição.

Neste período, Traiano foi líder do partido e membro de diversas comissões técnicas da Casa, entre elas, foi presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e relator da CPI dos Supermercados. Atuando em defesa dos interesses do oeste e do sudoeste do Paraná, Traiano contribuiu para que importantes recursos fossem canalizados para estas regiões, viabilizando a construção de barracões industriais, pavimentação de estradas, instalação de postos de saúde, construção e reformas de escolas, quadras esportivas, além de creches e outros benefícios.

Ademar Traiano também lutou para que mais recursos fossem destinados para a agricultura, para o desenvolvimento da bacia leiteira e para os trabalhos de correção do solo, com o emprego do calcário. Na mesma linha, o deputado deu apoio integral ao desenvolvimento da fruticultura e da agroindustrialização, com o surgimento de novos centros de comercialização.

Pela terceira vez, em 2002, Traiano foi reeleito deputado estadual pelo PSDB, para os anos de 2003 a 2006, com 41.312 votos, vindos principalmente do oeste, sudoeste, centro-oeste e noroeste paranaenses. Nesta legislatura, Traiano continuou trabalhando em defesa dos municípios que representa, dedicando especial esforço no sentido de incrementar a agroindustrialização e desenvolver ainda mais a agricultura da sua região. Além destas prioridades, direcionou esforços no atendimento das reivindicações administrativas dos municípios. Neste período, além de ocupar a liderança do PSDB, Traiano integrou as comissões de Constituição e Justiça; Finanças; Orçamento; Segurança Pública; Turismo; Assuntos do Mercosul e a Comissão de Redação.

Em outubro de 2003, Ademar Traiano foi reconhecido pelo município de Santo Antônio do Sudoeste, que lhe concedeu o título de Cidadão Honorário da cidade, maior honraria que pode ser concedida a um indivíduo. A solenidade aconteceu no Clube Nacional, proposta pelo legislativo e executivo municipal.

Em junho de 2006, o município de Francisco Beltrão também concedeu o título de Cidadão Honorário ao deputado Traiano, por iniciativa do presidente do Legislativo municipal, vereador Euclides Kidinho Ferreira dos Santos. A homenagem aconteceu na Associação dos Funcionários Municipais (AFM), que ficou lotada de amigos, familiares, autoridades políticas e lideranças da região. Kidinho propôs a homenagem pelas ações de Traiano em nome do sudoeste paranaense, destacando sua atuação por Francisco Beltrão e pelas obras conquistadas.

Traiano trabalhou pesado em 2006, para a sua reeleição no ano seguinte, pelo PSDB. Reeleito para o quinto mandato na Assembléia, entre os anos de 2007 a 2010, o deputado recebeu 34.666 votos, numa grande disputa eleitoral, frente a diversas mudanças na lei eleitoral e diversidades partidárias, sendo, por mais uma legislatura, oposição ao governo. Desde 2007, integra a Comissão de Orçamento; Tomada de Contas; Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia; e da Fiscalização da Assembléia Legislativa e Assuntos Municipais. Além disso, participa da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante comissão da Assembléia Legislativa e Presidente do Conselho de Ética do PSDB. Em 2010, foi eleito para o seu sexto mandato com uma expressiva votação. Foi então escolhido pelo governador Beto Richa como líder do governo na Assembleia Legislativa. Ele foi o segundo nome escolhido para compor a equipe do governador Beto Richa. Participou ativamente da equipe de transição entre os governos passado e atual. Agora terá pela frente o desafio de liderar a bancada governista.