História

O Partido da Social Democracia Brasileira, PSDB, foi fundado em 25 de junho de 1988. É, portanto, o mais jovem dos grandes partidos brasileiros. Mas é, também, o partido que mais cresce no Brasil. Mais que isso, não há na História brasileira registro de partido político que tenha crescido tão rapidamente, tanto em termos de organização como em resultados eleitorais.

Dez anos depois de sua fundação, o PSDB já estava presente em todo o território nacional. Tem mais de um milhão de filiados e acumulou vitórias sucessivas em todas as eleições realizadas desde então. Nas duas últimas eleições - 1996 e 1998 -, a despeito do suposto desgaste de ser governo e implementar um programa de reformas que envolvia cortes de despesas e revisão de direitos insustentáveis, o Partido dobrou o número de prefeitos, triplicou o de vereadores, cresceu nas Assembleias Legislativas, elegeu 7 governadores, 16 senadores e 99 deputados federais, além de reeleger o presidente Fernando Henrique Cardoso já no primeiro turno, com 35,8 milhões de votos. Foi o partido mais votado para os governos estaduais em 1998 (considerando-se os dois turnos), com 29,3 milhões de votos e elegeu o maior número de governadores.

A trajetória eleitoral do PSDB é uma "história de sucesso", mas não pode ser confundida com outros "cases" de marketing político em que as vitórias, decorrentes da demagogia ou do abuso dos poderes econômico e político, se revelaram efêmeras e frustrantes para o eleitorado. Pelo contrário, os resultados eleitorais positivos têm razões concretas e comprováveis: o ponto de partida é o compromisso com a democracia e o projeto de país, expressos no programa e em outros documentos do Partido. A segunda grande fonte de prestígio dos tucanos pode ser encontrada na prática de seus membros nos Legislativos e Executivos de todo o País, dos mais modestos municípios à Presidência da República e ao Congresso Nacional. Esse compromisso com o Brasil tem o nome de Partido da Social Democracia Brasileira desde 1988, mas já existia antes disso.

Estatuto

A Convenção Nacional Estatutária do Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB, realizada no dia 21 de novembro de 2003, em Brasília, Distrito Federal, convocada nos termos do Art. 55, da Lei nº 9096, de 19 de setembro de 1995, pela maioria absoluta de seus membros deliberou aprovar alterações do Estatuto partidário que passa a vigorar com a redação conforme o link a seguir: Estatuto do PSDB (arquivo pdf)

Quem É Quem

Ademar Traiano - Presidente;
Luiz Carlos Hauly - 1º Vice-presidente;
Michelle Caputo Neto - 2º Vice-presidente;
Mounir Chaowiche - Secretário geral;
Mauro Moraes - Secretário
Fernando Ghignone - Tesoureiro;
Bernardo Ribas Carli - Vogal;
Paulo Litro - Vogal;
Marcello Richa - Vogal;
Francisco Bührer - Líder da bancada na Assembleia;
Deonilson Rodo - Vogal suplente;
José Carlos Campos Hidalgo - Vogal suplente;
Udo Schimidt Neto - Vogal suplente.

Confira aqui a chapa completa PSDB-PR / Gestão 2013 - 2015

CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS BANCADAS DO PSDB-PR