Ouça as sonoras do PSDB-PR no Soundcloud






 

04/10/2018 - 15h21

Uma nova Assembleia, por Ademar Traiano




Depois de quase quatro anos à frente da Assembleia Legislativa do Paraná, posso dizer, sem receio de exagerar, que operamos mudanças tão profundas que o Legislativo paranaense nunca mais será o mesmo.

As mudanças foram muito além da modernização da Casa, que introduziu itens inovadores, como um novo painel eletrônico e dispositivos digitais de votação, que garantirão mais transparência, segurança e uma economia de toneladas de papel.

O que mudou mesmo durante esse período foram as muitas pontes que lançamos para aproximar a Assembleia do cidadão. Hoje, o Parlamento do Paraná está muito mais próximo do dia a dia da comunidade.

A política de portas abertas foi bem tão sucedida que seus números são falam por si. Nada menos que 10 mil pessoas conheceram a Assembleia em visitas guiadas. Um total de 250 audiências públicas permitiram que todos os interessados manifestassem sua opinião sobre os principais projetos que afetam diretamente a população.

O jovem foi o principal alvo dessa convocação ao cidadão do Paraná. E os números que atingimos nos permitem acreditar que conseguimos mobilizar o interesse, o idealismo e a vontade de mudar de muitos deles que, certamente, serão os líderes do Paraná e do Brasil do amanhã.

O Geração Atitude, programa desenvolvido pela Assembleia, em parceria com o Ministério Público, o Judiciário e o governo do Estado, mobilizou 50 mil alunos e nos levou a 300 escolas estaduais. O Geração Atitude levou cidadania a 50 mil alunos de 300 escolas estaduais do Paraná. Os estudantes retribuíram. Eles apresentaram 800 sugestões de projetos e dois deles viraram leis de verdade. O sucesso dessa iniciativa é atestado também pelo prêmio nacional que o projeto recebeu em Brasília.

O Parlamento Universitário, outra iniciativa da Assembleia, transformou estudantes em deputados estaduais por uma semana, usando o plenário e as comissões temáticas. Para realiza-lo firmamos parceria com 8 faculdades e universidades e 2.200 estudantes se inscreveram no programa para apresentar projetos e defender suas ideias no plenário da Assembleia.

O Assembleia no Enem ofereceu aulas gratuitas, apostila e concurso de redação. Mais de 500 aulas foram transmitidas pela TV Assembleia. A Assembleia também promoveu um concurso de redação para mais de 50 mil estudantes de 132 escolas da rede pública de ensino. Foi projeto inédito no Brasil, que é apontado como um dos principais responsáveis pela significativa melhora da nota do Paraná nesse exame nacional. Ele também transformou o Plenário da Assembleia em sala de aula para 2500 alunos, uma metamorfose cheia de simbolismos positivos.

Durante os últimos quatro anos, a inovação esteve junto com a aproximação com o cidadão. Funcionários da Assembleia foram desafiados por mim a abrir novos caminhos para aproximar o cidadão da Assembleia. E os resultados foram positivos e surpreendentes.

Um deles foi o aplicativo de celular “Agora é Lei no Paraná”, criado e desenvolvido a custo zero por gente da Casa. Ele tornou acessível, pelo celular, mais de 300 leis estaduais de defesa do consumidor, que podem ser consultadas e usadas em qualquer hora e em qualquer lugar, para que a população possa fazer valer seus direitos. O app recebeu o ‘Prêmio e-Gov’, do Ministério do Planejamento.

Essa pequena revolução que produzimos no nosso Parlamento teve importantes reconhecimentos. Só no ano passado, quatro projetos da Assembleia do Paraná receberam prêmios nacionais. Acredito que conseguimos demonstrar que política deve fazer parte do dia a dia de todos. Não deve, ser algo distante da vida do cidadão.

Talvez o maior símbolo dessa mudança tenha sido a iniciativa, pioneira no Brasil, de transmitir as sessões pelo Facebook. Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode acompanhar as sessões da nossa Assembleia pelo celular, tablet ou computador.

Quero continuar a trabalhar nesse caminho. É por isso que estou na estrada, mais uma vez, pedindo o seu voto e a sua confiança para defender por mais quatro anos um Parlamento moderno e transparente.

 

Ademar Traiano é deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e vice-presidente do PSDB do Paraná




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TV PSDB-PR
Dívidas de pequenas e micro empresas, confira:
Hauly: dívidas de microempresas parceladas em 12 meses

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) fala sobre dívidas de pequenas e micro empresas, conforme projeto em andamento no Congresso: "Vamos ter o parcelamento de 120 meses para todas as que estão inadimplentes".

Publicado por Conversa com os Brasileiros em Quinta, 18 de agosto de 2016


PSDB-PR NA REDE

Conheça o Blog do Beto Richa, tudo o que acontece no dia a dia do governador do Estado.

Faça parte você também. Filie-se.

PSDB Nacional




Rua Mauá, 1.117 - Alto da Glória - Curitiba - PR | CEP: 80.030-200
Fone: (41) 3015-4545 | Fax (41) 3029-4645 | E-mail: