23/02/2018 - 21h52

Sanepar vai investir R$ 28,3 milhões em Paranavaí

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, esteve em Paranavaí na manhã desta sexta-feira (23) para anunciar mais R$ 28,3 milhões em investimentos para obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade. O anúncio foi feito durante reunião com lideranças do município e representantes da Sanepar no gabinete do prefeito tucano KIQ.

“Esta administração vai poder entrar para a história da cidade como o prefeito que mais investiu em saneamento, já que só nesta gestão nós estaremos investindo mais R$ 57 milhões para o tratamento e captação da água. É um dos maiores investimentos no Estado do Paraná. Na questão do esgoto, estaremos investindo mais R$ 28 milhões, tanto na duplicação da estação de tratamento de esgoto da Vila Operária, quanto na reforma e ampliação da estação de tratamento da Vila City. São R$ 85 milhões em investimentos assegurados só na gestão do prefeito KIQ. Com a duplicação destas duas estações, nós estaremos deixando Paranavaí pronta para atingir 100% de coleta e tratamento de esgoto. É um índice de primeiro mundo e Paranavaí já pode ser colocada entre as melhores cidades do Brasil neste quesito. Os investimentos aqui na cidade são vultuosos e garantem qualidade de vida, saúde para a população e preservam o meio ambiente”, destacou Chaowiche.

O presidente da Sanepar enfatizou ainda que a companhia de saneamento e o município estão finalizando o acordo para a renovação do contrato de prestação de serviços em Paranavaí. “O ingrediente secreto de qualquer receita de sucesso é a parceria. Desde o primeiro dia de mandato, o prefeito KIQ tem construído uma relação de parceria com o Governo Beto Richa, e nessa união quem sai ganhando é a população. Na questão do saneamento não tem sido diferente. Antes mesmo de assumir a Prefeitura, o KIQ nos cobrou melhorias e naquela época nós já assumimos o compromisso de avançarmos em saneamento na cidade de Paranavaí. A primeira questão que estamos melhorando é com relação à água, onde estamos entrando com investimentos milionários para o reforço da rede, duplicação na capacidade de tratamento e melhorias na captação. São recursos que estão garantindo o abastecimento de água em Paranavaí para os próximos 30 anos. Dentro deste investimento, nós estamos discutindo a questão de atendimento à região do São Jorge e dos três novos conjuntos habitacionais. Com a inclusão destes dois projetos, vamos sair de quase 90% para 95% de atendimento com rede de água e esgoto em Paranavaí. Estamos pensando juntos (o município e a Sanepar) em fazer sempre o melhor para a população”, frisou.

Para o prefeito KIQ, “o trabalho de tratamento de esgoto que a Sanepar faz em Paranavaí tem um dos maiores percentuais do Paraná, senão do Brasil – chega a 90%. O serviço é de qualidade. Temos alguns pontos da cidade que ainda não são contemplados com a rede, mas já estão no cronograma, e segundo o Plano Municipal de Saneamento Básico que estamos desenvolvendo junto com a Sanepar, nós já temos este compromisso de estender a rede para os bairros mais afastados e que têm muitas pessoas em situação de vulnerabilidade. Dentro do Plano Municipal nós priorizamos o fundo do Jardim São Jorge, que hoje não tem esgotamento sanitário, o Conjunto Éttore Giovine (que também não tem) e os três novos conjuntos”.

Para fechar as conversas sobre a renovação do contrato com a Sanepar, KIQ levou uma reivindicação para a construção de dois parques na cidade. “Nós pleiteamos junto à Sanepar a inclusão de obras para dois parques em Paranavaí. Um deles é a revitalização do Parque Ouro Branco, e o parque maior que vai ter um lago no Jardim Oásis, para que possamos consolidar o novo Centro Administrativo municipal. É uma demanda antiga da população que vamos conseguir atender através desta parceria com a Sanepar. O termo de compromisso já está assinado para atender plenamente ao nosso pedido na assinatura do contrato de renovação”, finalizou o prefeito.