06/03/2018 - 14h46

Prefeitura de Paranavaí comprou 15 mil livros para bibliotecas móveis das escolas e CMEIs

Os alunos das 19 escolas e 13 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Paranavaí começaram a semana com uma grande novidade: a biblioteca móvel. Através do projeto idealizado pelo prefeito KIQ e implementado pela Secretaria de Educação, o município comprou quase 15 mil livros distribuídos em 37 armários móveis para atender a todas as escolas e creches de Paranavaí.

“Nós pesquisamos e descobrimos que alguns municípios trabalham com uma biblioteca itinerante, que é colocada nas praças e espaços públicos para o incentivo à leitura da população. Então nós adaptamos a ideia e trouxemos as bibliotecas móveis para dentro das nossas instituições de ensino. Atualmente, somente cinco escolas municipais têm um espaço, uma sala própria para biblioteca. Com as bibliotecas móveis, nós conseguimos suprir a necessidade de todas as escolas e creches de maneira prática. Assim, as crianças não precisam mais ir até a biblioteca para ter acesso aos livros. Agora, os livros e a biblioteca vão até às crianças dentro das salas de aula”, explica a secretária de Educação, Adélia Paixão.

O município investiu pouco mais de R$ 175 mil na compra dos 14.628 livros e 37 armários móveis. “Como as bibliotecas são móveis, feitas com rodinhas para serem levadas de uma sala para outra, algumas escolas (que têm dois ou três andares) receberam mais de um armário”, destaca. A Secretaria de Educação projetou os armários com prateleiras e gavetas, que foram feitos sob medida por uma empresa de Paranavaí. Nas escolas, cada biblioteca móvel reúne um acervo de 462 livros. Já as bibliotecas móveis das creches têm 450 livros no acervo.

“O design do armário permite que os professores selecionem o tipo de livro que vão trabalhar com as crianças e guardem o restante na gaveta. Se naquela aula serão trabalhados contos, por exemplo, os livros de contos vão para as prateleiras da biblioteca móvel e o restante fica guardado. Cada título foi escolhido pelas nossas equipes pedagógicas, pensando nas várias faixas etárias e nas possibilidades de trabalho dentro de sala de aula. É uma novidade que está chamando a atenção das crianças e nos ajudando a despertar e desenvolver o gosto pela leitura”, frisa Adélia.