Ouça as sonoras do PSDB-PR no Soundcloud






 

06/08/2017 - 09h28

Marcello Richa destaca importância da participação do jovem na política




O presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR), Marcello Richa, foi um dos convidados para palestrar no Encontro da Juventude do Democratas, realizado neste final de semana em Arapongas. Durante o evento, destacou a importância da participação do jovem na política, especialmente durante o atual período de crise de representação que o país enfrenta.

“A democracia necessita de pluralidade e os jovens, que possuem uma característica mais crítica e atuante, são essenciais para promover a renovação e mudança em nossa política, que precisa ser cada vez mais participativa e em sintonia com os desejos da sociedade”, afirmou Marcello Richa.  

Durante a palestra, o tucano destacou a importância da utilização das redes sociais e plataformas digitais para os jovens dialogarem com o poder público, bem como a necessidade de criação de novos canais de comunicação que facilitem esse contato. Citou como exemplos ferramentas de consulta popular pela internet do governo norte-americano, em que as pessoas apresentam ideias e propostas que são apreciadas pelo plenário do Legislativo, algo que ainda não existe no Brasil.

Além das ferramentas online, também afirmou que iniciativas como o Parlamento Universitário, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná, devem ser estimuladas e ampliadas. O projeto permite que acadêmicos tenham a oportunidade de vivenciarem todo o processo de trabalho no legislativo, desde a proposição até a efetivação e publicação de uma lei.

Participação – Marcello Richa ressaltou que nas últimas eleições o país teve 496.747 candidatos para o cargo de vereador, prefeito e vice, porém apenas 48.710 na faixa até 29 anos, um pouco a mais de 9% do total, número ainda muito baixo para um segmento que representa um quarto de toda população brasileira. Somado a isso, afirmou que a atuação do jovem não precisa necessariamente estar ligada a uma candidatura, mas a uma participação efetiva na construção de políticas públicas.

“Precisamos sempre buscar despertar o interesse das pessoas para o debate e compreensão das políticas públicas, pois a melhoria que todos desejamos não irá acontecer se não tomarmos parte desse processo”, afirmou Marcello Richa.

O Encontro da Juventude do DEM também contou com palestrar do deputado estadual Tiago Amaral (PSB) e do prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi (DEM).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TV PSDB-PR
Dívidas de pequenas e micro empresas, confira:
Hauly: dívidas de microempresas parceladas em 12 meses

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) fala sobre dívidas de pequenas e micro empresas, conforme projeto em andamento no Congresso: "Vamos ter o parcelamento de 120 meses para todas as que estão inadimplentes".

Publicado por Conversa com os Brasileiros em Quinta, 18 de agosto de 2016


PSDB-PR NA REDE

Conheça o Blog do Beto Richa, tudo o que acontece no dia a dia do governador do Estado.

Faça parte você também. Filie-se.

PSDB Nacional




Rua Mauá, 1.117 - Alto da Glória - Curitiba - PR | CEP: 80.030-200
Fone: (41) 3015-4545 | Fax (41) 3029-4645 | E-mail: