04/10/2017 - 17h25

Mais de 1000 disputam uma vaga de deputado universitário

Cerca de 1300 estudantes lotaram o Plenário, as galerias e as tribunas de honra da Assembleia Legislativa. Estavam em busca de uma vaga no “Parlamento Universitário”, projeto da Alep que entra na segunda edição e que permite que 54 selecionados vivam, por um período de 10 dias a experiência completa de ser um deputado, ocupando uma cadeira no Plenário, fazendo discursos, apresentando projeto, participando das comissões da Casa e fazendo articulações políticas.

O Parlamento Universitário, criado pelo presidente da Assembleia e do PSDB-PR, deputado Ademar Traiano, pretende aproximar o Parlamento da população, proporcionando uma nova visão da política, e contribuir para a formação de novas lideranças. “Só há um meio de mudar o perfil da vida política brasileira: é através dos jovens, com sua participação na vida política em todos os seus níveis. Esse projeto pretende contribuir para essa renovação”.

O diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, destacou que “a iniciativa visa aproximar o Legislativo da sociedade, principalmente dos jovens, que têm a oportunidade de vivenciar práticas legislativas e democráticas. O número de inscritos, que no ano passado foi de 95, subiu para 1.303. A ideia é tornar o Parlamento Universitário um programa permanente, voltado a possibilitar aos estudantes o conhecimento e a vivência das atividades políticas do Parlamento”.

O Parlamento Universitário, que teve sua primeira edição no ano passado, quando contou com a participação de alunos de Direito da Universidade Federal do Paraná. Com o sucesso da iniciativa decidiu-se abrir a participação de outras universidades. Este ano, além da UFPR, o projeto conta com estudantes da da Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR), da Unibrasil, da Unicuritiba, a Uninter, a FAE, a Opet e a Universidade Positivo.