Ouça as sonoras do PSDB-PR no Soundcloud






 

15/05/2018 - 17h28

Fernanda Richa destaca trabalho dos assistentes sociais no Paraná




A secretária Fernanda Richa (Família e Desenvolvimento Social) destacou o trabalho realizado pelos profissionais de serviço social em retirar as pessoas da situação de vulnerabilidade e que a promoção da emancipação depende de integração. “Nessa articulação entre as várias áreas que apoiam as famílias na conquista da autonomia, o papel do assistente social é fundamental. É ele que conhece as dificuldades e características de cada pessoa atendida nas diferentes regiões de nosso estado”, disse Fernanda ao lembrar que nesta terça-feira, 15, é o dia profissional da área.


A conquista de melhores condições de vida, segundo Fernanda Richa, conta com a base sólida da assistência social, fundamental na articulação com outras áreas para resgatar famílias da vulnerabilidade. "O percurso para a conquista da autonomia é observado e acompanhado por assistentes sociais, profissionais", disse.
O presidente do Conselho Estadual da Assistência Social, Paulo Silvério Pereira, afirma que a assistência social evoluiu muito nos últimos dez anos e que o profissional dessa área continua essencial para garantir cidadania a pessoas ou grupos desprotegidos.

“O assistente social consegue enxergar os invisíveis: moradores de rua, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, entre outros grupos marginalizados pela sociedade. É ele que tem o olhar para perceber e mudar a realidade”, destaca Pereira.

Serviço social - 
A rede socioassistencial no Paraná conta com 2.238 espaços de atendimento. São 569 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), 181 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), 598 unidades de acolhimento e 654 centros de convivência, além de Centros de Atendimento à População de Rua (Centro Pop), Centros da Juventude e centros-dia para idosos e pessoas com deficiência.

De acordo com senso 2016 do Sistema Único da Assistência Social (Suas), trabalham na rede 2.216 assistentes sociais. Pelo censo, o Paraná aparece como o estado do Sul com maior número de profissionais dessa área, atuando na rede de proteção social às famílias e pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. No ranking nacional, ocupa a quinta posição.

No Brasil há 166 mil profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Serviço Social, mais de 7 mil dels no Paraná. Se for considerado o total de servidores estaduais e municipais que trabalham na rede socioassistencial, independente da profissão, o número é de 14.287.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TV PSDB-PR
Dívidas de pequenas e micro empresas, confira:
Hauly: dívidas de microempresas parceladas em 12 meses

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) fala sobre dívidas de pequenas e micro empresas, conforme projeto em andamento no Congresso: "Vamos ter o parcelamento de 120 meses para todas as que estão inadimplentes".

Publicado por Conversa com os Brasileiros em Quinta, 18 de agosto de 2016


PSDB-PR NA REDE

Conheça o Blog do Beto Richa, tudo o que acontece no dia a dia do governador do Estado.

Faça parte você também. Filie-se.

PSDB Nacional




Rua Mauá, 1.117 - Alto da Glória - Curitiba - PR | CEP: 80.030-200
Fone: (41) 3015-4545 | Fax (41) 3029-4645 | E-mail: