11/05/2018 - 12h13

Fernanda Richa destaca atuação do Hospital Evangélico para melhorar ala infantil de queimados

A secretária Fernanda Richa (Família e Desenvolvimento Social) destacou nesta quinta-feira, 10, as ações e os investimentos do Estado na saúde pública do Paraná.  “A atenção com a saúde dos paranaenses sempre foi uma das prioridades do Estado. Em sete anos, foram investidos R$ 15 bilhões na área, mais que o dobro dos 10 anos anteriores”, disse Fernanda no jantar que contribuiu na reestruturação do setor infantil da ala de queimados do Hospital Evangélico. O evento reuniu mais de 400 pessoas na pré-inauguração da 25.ª edição da Casa Cor Paraná.

O jantar é promovido pela Associação dos Amigos do Hospital Evangélico. O hospital faz 1,5 milhão de atendimento por ano, sendo 90% do SUS. São 434 leitos gerais, 373 disponíveis à rede pública de saúde. Fernanda Richa destacou que Paraná tem uma rede de 263 hospitais públicos e filantrópicos em todo o estado, que receberam perto de R$ 1 bilhão para custeio dos serviços, obras e compra de equipamentos. “Um dos beneficiados foi o Hospital Evangélico, que recebeu cerca de R$ 17 milhões desde 2011”, declarou a secretária.

Atendimento -
A criação da Associação faz parte do plano de recuperação do hospital, iniciada em dezembro de 2014 com a intervenção do Ministério Público do Trabalho no Paraná. O presidente, Eliseu Portugal, explicou que o objetivo da entidade é arrecadar fundos e apoiar projetos do hospital.
O Hospital Evangélico tem o primeiro banco de pele humana do Paraná e o quarto do Brasil. Conquistou os selos Hospital Amigo da Criança e Hospital Sentinela.

“Este jantar foi promovido para reestruturar a ala infantil de queimados do hospital, que é referência no sul do Brasil”, explicou Portugal.
São 42 leitos especializados para quem sofreu queimaduras e mais 13 para atendimento infantil. O serviço de cirurgia plástica e queimados do hospital existe desde 1968. É referência em atendimento a vítimas de trauma, gestação de alto risco, neurocirurgia, transplante renal e no atendimento a vítimas de violência sexual.