10/11/2019 - 14h51

Encontro em Londrina promove capacitação para lideranças

O PSDB-PR realizou neste sábado (9/11), em Londrina, um encontro regional para debater políticas públicas e promover capacitação para lideranças do partido. Entre os principais temas em pauta estiveram a nova legislação eleitoral; reforma tributária; atuação dos diretórios municipais nas comunidades e maior participação da mulher na política.

“Estamos reorganizando o partido, levando o debate para todas as regiões do estado e fortalecendo o trabalho em conjunto com os diretórios municipais para que novas lideranças possam apresentar suas ideias e tirar dúvidas em relação a temas como a legislação eleitoral e pautas nacionais”, disse o presidente do PSDB-PR, deputado Paulo Litro.

Este é o quinto encontro descentralizado que o partido promove no segundo semestre de 2019. Cerca de 170 pessoas participaram do evento, que contou com a presença do deputado estadual Michele Caputo; do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; do ex-deputado federal e presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR), Luiz Carlos Hauly; da ex-prefeita de Camboriú (SC) e coordenadora da Regional do Sul do PSDB-Mulher, Luzia Coppi; da presidente do PSDB-Mulher do Paraná, Rosalina Batista, além de diversos prefeitos, vereadores e lideranças locais.

“Essa é uma iniciativa que mostra toda a seriedade do PSDB em abrir espaço para que os diretórios e lideranças tenham voz, atuem em sintonia e tenham condições de contribuir para o desenvolvimento de políticas sérias e objetivas no estado”, disse o vereador e pré-candidato à prefeito de Londrina, Amauri Cardoso.

O deputado Michele Caputo ressaltou que os encontros descentralizados permitem maior pluralidade de ideias e sintonia com a realidade de cada região. “A política precisa ser um facilitador e indutor de projetos que beneficiem a melhoria da qualidade de vida da população. Ao manter um diálogo constante com as comunidades e lideranças do partido, conseguimos promover iniciativas que venham de encontro com as demandas locais.”

Capacitação

Em todos os encontros regionais o PSDB tem promovido capacitações para reforçar a atuação feminina na política. Embora o país tenha registrado um aumento no número de candidatas eleitas em 2018, ainda é uma representação muito pequena, com apenas 77 deputadas federais e 13 senadoras, o que significa cerca de 15% do total.

Nas eleições municipais de 2016 o cenário não foi muito diferente, sendo eleitas 638 prefeitas nos 5.570 municípios do país e 7.803 vereadoras nas 57.814 vagas nas Câmaras. Nos 399 municípios do Paraná, apenas 29 prefeitas e 476 vereadoras se elegeram.

“O PSDB quer mudar esse cenário, incentivando  e dando condições para que as mulheres possam ter uma participação maior, ativa e protagonista na política do nosso estado”, disse Paulo Litro.