Ouça as sonoras do PSDB-PR no Soundcloud






 

06/03/2018 - 14h33

Câmara vai comemorar os 20 anos da Lei Hauly, da Transparência




A Câmara Federal vai comemorar, nesta quarta-feira (7), em sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, a partir das 9 horas, os 20 anos da Lei nº 9.755 de 1998, também conhecida como Lei Hauly.

De autoria do deputado paranaense Luiz Carlos Hauly (PSDB), essa lei foi sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, e também foi considerada à época como um marco na área da transparência por obrigar todos os órgãos públicos a publicarem seus balanços em página no mundo virtual para acesso dos interessados em acompanhar as contas públicas.

Para Hauly, a Lei nº 9.755 foi uma contribuição para que os cidadãos pudessem exercer o controle social e ter acesso à prestação de contas da União, dos Estados, Distrito Federal e Municípios, no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O objetivo, segundo ele, foi o de promover a transparência total. Em decorrência desta lei, o Tribunal de Contas da União criou a página www.contaspublicas.gov.br , a qual está disponível para buscas de todos os cidadãos.

Quando foi implementada, o próprio Tribunal de Contas da União considerou a Lei Hauly como um marco na história da gestão pública brasileira porque valorizou a transparência na aplicação dos recursos públicos nas três esferas de Governo. Até então, não havia no Brasil a cultura da transparência, o que deixava o cidadão sem nenhum meio de controle ou acompanhamento das aplicações dos recursos públicos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TV PSDB-PR
Dívidas de pequenas e micro empresas, confira:
Hauly: dívidas de microempresas parceladas em 12 meses

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) fala sobre dívidas de pequenas e micro empresas, conforme projeto em andamento no Congresso: "Vamos ter o parcelamento de 120 meses para todas as que estão inadimplentes".

Publicado por Conversa com os Brasileiros em Quinta, 18 de agosto de 2016


PSDB-PR NA REDE

Conheça o Blog do Beto Richa, tudo o que acontece no dia a dia do governador do Estado.

Faça parte você também. Filie-se.

PSDB Nacional




Rua Mauá, 1.117 - Alto da Glória - Curitiba - PR | CEP: 80.030-200
Fone: (41) 3015-4545 | Fax (41) 3029-4645 | E-mail: