23/07/2018 - 12h45

Beto Richa e lideranças políticas de todo o Paraná se despedem de Bernardo Ribas Carli

O presidente do PSDB-PR, Beto Richa, deputados tucanos, políticos de diversos partidos, a governadora do Paraná, Cida Borghetti, amigos e familiares, acompanharam nesta segunda-feira, 23, na Prefeitura de Guarapuava, o velório do deputado Bernardo Ribas Carli, morto prematuramente aos 32 anos em acidente aéreo neste domingo, 22, no município de Paula Freitas, próximo da divisa com Santa Catarina.

“É um momento de consternação, de profunda dor, a partida prematura do Bernardo Carli, um jovem político em ascensão no cenário estadual, combativo, trabalhador, uma pessoa de fino trato, cordial com todos, só construiu amizades. Teve o respeito das pessoas, dos seus pares na Assembleia Legislativa e vinha crescendo de forma muito consistente. É uma perda muito prematura, de maneira trágica, vai fazer falta para a política do Estado do Paraná”, disse o ex-governador Beto Richa.

“Tive um bom convívio com ele, a amizade do meu filho com ele, estudaram juntos, um menino muito educado, disciplinado, deixa muitas saudades nesse momento. Era um político promissor pelo trabalho realizado, pela disposição para trabalhar, para defender os interesses do Paraná. Os próprios colegas deputados tinham respeito extraordinário por ele e eu posso dizer no meu convívio como governador e ele, deputado, um deputado leal, que ajudou muito nosso governo dando grandes sugestões, propostas, apresentando propostas sobretudo para essa região de Guarapuava. Posso dizer que das grandes conquistas e investimentos está o hospital regional para atender toda essa região de Guarapuava, que está para ser inaugurado, uma iniciativa do deputado Bernardo Carli, além de várias outras iniciativas e propostas de sua autoria. O momento é difícil demais, podemos ver a consternação das pessoas que vem dar o último adeus ao Bernardo Carli e fica a saudade de um convívio muito bom e saudável. Agora é pedir a Deus que console seus amigos, sobretudo, seus familiares e os seus pais, a Ana Rita e o Fernando”, concluiu Richa.

“É um momento de profunda tristeza o falecimento desse deputado muito querido no meio do parlamento estadual. Deputado exímio, atuante, trabalhador, de uma carreira promissora inquestionável. Nos deixa prematuramente. Vai deixar uma lacuna no cenário político. Insubstituível na região de Guarapuava e municípios onde atuava. Assembleia está triste, consternada nesse momento trágico da vida de um deputado tão jovem como o deputado Bernardo Carli”, disse o presidente da ALEP e vice-presidente do PSDB-PR, deputado Ademar Traiano.

“Tenho a certeza que a alegria que passava no dia a dia contagiava à todos, virá de triunfar no céu porque ele era um parlamentar que motivava, entusiasmava e fazia com que todo o ambiente da Casa fosse um ambiente de harmonia e muito sadio. A sua história será com certeza registrada na memória de todas as famílias de Guarapuava por obras que conquistou, entre elas o nosso hospital regional, o curso de medicina que era o seu grande sonho realizado recentemente. Sei da vibração, do entusiasmo que ele viveu com essa conquista de Guarapuava. Portanto é um momento de tristeza profunda para todos que convivemos com ele”, afirmou Traiano.

"Hoje, Guarapuava e Paraná perdem um líder. Estamos aqui para abraçar os seus familiares e os amigos de Bernardo e dos pilotos que se foram nessa tragédia", disse a governadora Cida Borghetti (PP).

"Perdi um amigo de infância, um companheiro de plenário, um irmão. Somos amigos de infância, crescemos juntos, sonhávamos juntos e ele estava no melhor momento. Agora é momento de dar força para Ana Rita, para o Fernando, para o Nando e tentar reconstruir essa família", disse o deputado Pedro Lupion (DEM), líder do Governo na Assembleia Legislativa.

"Bernardo Carli tinha na política um aprendizado da sua casa, onde conviveu com seu pai que teve um período na prefeitura municipal de Guarapuava. Enfim, nasceu no meio da conversa política e através dela acabou participava da vida pública, já no seu segundo mandato. Uma pessoa dedicada, querida, que estava muito entusiasmado com as eleições que estão por acontecer nesse ano", disse o deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa.