30/11/2017 - 18h07

Beto Richa dá posse aos novos conselheiros estaduais de Cultura

O governador Beto Richa deu posse aos novos membros do Conselho Estadual de Cultura (Consec). A solenidade aconteceu nesta quinta-feir, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Richa ressaltou o papel da cultura no fortalecimento e desenvolvimento da sociedade e ressaltou o papel dos conselheiros na área.

“O Conselho foi criado pelo nosso governo, demonstrando a importância da participação de artistas e de todas as pessoas que militam na área cultural para ajudar o governo na elaboração de políticas culturais”, afirmou ele. “Eles também devem fiscalizar a execução das ações e dos investimentos feitos pelo poder público. É valiosa a participação destes conselheiros, que foram escolhidos de forma democrática e transparente”, ressaltou.

Criado em 2012, o Consec é um órgão colegiado da Secretaria de Estado da Cultura composto por representantes da sociedade civil e do poder público. Sua finalidade é garantir a participação da sociedade na formulação das políticas públicas de cultura para o Paraná.

Os conselheiros foram eleitos para o biênio 2017-2019 e têm a responsabilidade de fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras atribuições.

AVANÇOS – O governador também falou sobre os avanços na área cultural de 2011 para cá, destacando a revitalização da Biblioteca Pública do Paraná e do Teatro Guaíra e a criação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). “O Paraná avança fortemente na área cultural. Ampliamos os recursos para a área. O Profice, que financia projetos culturais, já tem garantido R$ 25 milhões e mais R$ 30 milhões assegurados para os próximos dois anos”, citou. “Também regularizamos a situação da Orquestra Sinfônica do Paraná, criado pelo governador José Richa, e do Balé do Teatro Guaíra”, disse o governador.

PARTICIPAÇÃO – O secretário estadual da Cultura, João Luiz Fiani, que preside o Consec, enfatizou a participação igualitária de conselheiros, com representantes de todo o Estado e de diferentes áreas culturais.

“Montamos uma estratégia de planejamento que vai funcionar nos próximos dois anos e aprovamos o Plano Estadual de Cultura, que vai guiar esse trabalho”, explicou. “Temos dez anos de metas e diretrizes, para este e para os próximos conselhos, que vão trabalhar em cima de todos os setores culturais. Estamos em um bom caminho, bem próximos dos artistas e de todos os segmentos de cultura”, afirmou.

ELEIÇÃO - A eleição para a escolha dos representantes da sociedade civil no Consec ocorreu de 19 de agosto a 3 de setembro, por meio da Conferência Estadual de Cultura 2017. Foram escolhidos 17 conselheiros titulares e suplentes das oito macrorregiões histórico-culturais e de nove das dez áreas artístico-culturais. A única área que não teve definido o representante no Consec foi a de Circo, que teve uma candidata inscrita, mas sem votos contabilizados.

Disputaram as vagas ao Consec 54 delegados-candidatos, sendo 32 das macrorregiões e 22 das áreas culturais. Os outros 18 integrantes do Consec são representantes do poder público e gestores de cultura do Sistema S, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e das universidades estaduais e das federais localizadas no Paraná, conforme estabelecido na Lei 17063/12, totalizando 35 conselheiros.