Ouça as sonoras do PSDB-PR no Soundcloud






 

19/06/2018 - 14h39

Assembleia implanta terminais integrados no Plenário




Novos terminais do sistema integrado de votação do Plenário estão sendo instalados e testados no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. Com o novo sistema, os parlamentares poderão acessar diretamente por monitores a Ordem do Dia, consultar a íntegra dos projetos de lei e dos pareceres das comissões técnicas, além de acompanhar as inscrições e a sequência dos oradores inscritos para utilizar a tribuna. Também terão acesso instantâneo aos requerimentos protocolados ainda no curso da sessão plenária.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) destaca que a modernização dos aparelhos de votação irá assegurar “maior transparência e economia ao Legislativo. Entre outras vantagens dispensará as impressões da pauta. De qualquer terminal o deputado poderá marcar a sua presença em Plenário e votar, identificado por meio de biometria. As informações sobre a pauta, além da lista dos inscritos para pronunciamentos nos horários do Expediente e das Lideranças, e dos apartes nas manifestações, serão igualmente projetadas no painel eletrônico do Plenário”.

Os deputados poderão visualizar com detalhes as matérias que serão debatidas e votadas. O sistema, com telas sensíveis ao toque, também permite, de forma intuitiva e funcional, a consulta ao Regimento Interno, à Constituição Estadual e à Constituição Federal. Para Traiano, a mudança nos equipamentos “atende a necessidade de modernização da Casa. Os atuais aparelhos estão tecnologicamente defasados. Estamos dando melhores condições e e agilidade ao processo legislativo, modernizando a Assembleia, economizando papel garantido ainda mais transparência às votações”.

Com os novos terminais, os deputados terão melhor conhecimento dos projetos, com mais fácil acesso às ementas e ao inteiro teor das proposições, o que garante maior transparência e mais prática fiscalização das iniciativas pela sociedade e pela imprensa que cobre as sessões, pois o telão do painel eletrônico do Plenário vai indicar claramente a matéria em discussão.

O sistema e a base de dados disponibilizada aos parlamentares são interligados com os demais setores da Assembleia, especialmente com a Diretoria Legislativa e a Diretoria de Assistência ao Plenário. Com isso, os procedimentos internos serão também mais rápidos e fluentes, com muito maior precisão. “Teremos mais rapidez no trabalho, porque tão logo o projeto entre em pauta, ou mesmo um requerimento seja protocolado, em tempo real ele já estará disponível para acesso pelo deputado. A própria ata das sessões também será feita de imediato, em menor tempo. Ou seja, é uma ferramenta que vai auxiliar muito os parlamentares”, avaliou o diretor Legislativo, Dylliardi Alessi.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TV PSDB-PR
Dívidas de pequenas e micro empresas, confira:
Hauly: dívidas de microempresas parceladas em 12 meses

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) fala sobre dívidas de pequenas e micro empresas, conforme projeto em andamento no Congresso: "Vamos ter o parcelamento de 120 meses para todas as que estão inadimplentes".

Publicado por Conversa com os Brasileiros em Quinta, 18 de agosto de 2016


PSDB-PR NA REDE

Conheça o Blog do Beto Richa, tudo o que acontece no dia a dia do governador do Estado.

Faça parte você também. Filie-se.

PSDB Nacional




Rua Mauá, 1.117 - Alto da Glória - Curitiba - PR | CEP: 80.030-200
Fone: (41) 3015-4545 | Fax (41) 3029-4645 | E-mail: