27/06/2012 - 14h17

Artigo: “Partidos de verdade não se criam a qualquer momento ou por qualquer pretexto”

ldquo;Partidos de verdade não se criam a qualquer momento ou por qualquer pretexto.rdquo; Com essa frase logo no segundo parágrafo do seu programa de partido, os fundadores do PSDB já davam à tônica do que seria esse novo partido que indo na contramão do fisiologismo, vigente no Brasil até hoje, saia da base governista para ser um partido de oposição.

ldquo;Porque preferiu aderir às estruturas autoritárias do Estado em vez de reformá-las, o governo deixou que as políticas sociais alardeadas se esvaíssem na ineficiência burocrática, no empreguismo, no clientelismo e na corrupção. (...) Hoje o Brasil vive entre parênteses. A economia permanece estagnada, os salários achatados, a questão da dívida externa sem solução, a inflação no limiar do descontrole. O desgoverno exacerba pressões corporativistas, comprometendo ainda mais a eficiência e as finanças do setor público e fazendo o peso maior da crise recair precisamente sobre as camadas mais indefesas da população. A troca de favores virou moeda corrente na política e a corrupção, sem os tapumes do autoritarismo, se exibe aos olhos e ouvidos da Nação enojada, desmoralizando os poderes públicos e lançando descrédito sobre a atividade políticas em geralrdquo;.

Sim jovens tucanos, o governo do PT trouxe para o século XXI o mesmo contexto político da Era Sarney. Diferentemente do contexto nacional, no Paraná estamos em um momento de transformação. Após oito anos marcando passo, o Estado finalmente começa a olhar para o futuro, pelas firmes e competentes mãos do nosso governador e líder maior Beto Richa. O Paraná cresce, cria empregos e agora, enfim, dialoga com a população sem as velhas bravatas.

Temos orgulho do nosso presente e acima de tudo não há nada no passado do PSDB que nos envergonhe. Lutamos pela redemocratização do país. Estivemos ao lado de Itamar Franco na crise que o Brasil viveu devido ao desgoverno dos anos Sarney-Collor. Através da ação do PSDB vencemos a inflação. Temos hoje uma moeda estável, o Estado é responsável com os gastos e nossa economia é moderna e dinâmica.

Hoje o Programa do PSDB é mais atual ainda, portanto, como partido devemos olhar para o futuro que é promissor ao PSDB e certamente será para o país. A radicalização da democracia, através da repactuação federativa, de forma que a pirâmide de distribuição de recursos (união, estados e municípios) seja invertida, prefeitos e governadores não podem depender da boa vontade de burocratas e política dos Ministérios em Brasília, a instauração do voto distrital, bem como do parlamentarismo, reforma tributária que desonere o produtor de empregos e riqueza, investimento em infraestrutura em parceria com todos os setores da sociedade e um debate sério e coerente com toda a população sobre o desenvolvimento sustentável.

Teotônio Vilela dizia que ldquo;temos todos nós, por ação ou omissão, estímulo ou incompreensão, responsabilidade dos fatos da históriardquo;. Tenho certeza que a nós tucanos somos atores de transformação da história, portanto, o PSDB tem o dever de servir a história, reafirmemos pois nossa aliança com o povo brasileiro em prol destes princípios.

Durante a guerra da independência americana, quando as dificuldades eram grandes e o seu resultado incerto, George Washington pronunciou: "Que seja dito ao mundo futuro... que na profundidade do inverno, quando nada exceto esperança e virtude poderiam sobreviver... que a cidade e o país, alarmados diante de um perigo comum, avançaram para enfrentá-lo".

Aos brasileiros que acreditam na democracia como valor fundamental, aos tucanos e principalmente à juventude tucana do Paraná, espero que diante de nossos perigos comuns, neste inverno político que o Brasil passa, de nossa dificuldade, vamos nos lembrar dessas palavras. Vamos enfrentar as correntes geladas, e suportar o que vier. Que seja dito pelos tucanos do futuro que quando fomos testados nos recusamos a deixar esta jornada terminar, não viramos as costas nem vacilamos; e com os olhos fixos no horizonte nós, levamos adiante o ideal que aqui representamos e o entregamos em segurança às futuras gerações. Viva os 24 anos de PSDB, viva o Brasil

* Edson Lau Filho é presidente da JPSDB Paraná.