28/06/2018 - 17h27

Alckmin e Richa lançam plano para setor agrícola

O Paraná foi escolhido ex-governador paulista e pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, para lançar seu plano de diretrizes para o setor agrícola. Acompanhado pelo ex-governador paranaense e pré-candidato ao Senado Beto Richa (PSDB), Alckmin esteve nesta quinta-feira, dia 28, em Cascavel e Maringá para dois encontros que mobilizaram perto de seiscentas pessoas, entre lideranças políticas, gestores ligados à agricultura e produtores rurais.

Pela manhã, Alckmin e Richa estiveram na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e, à tarde, na Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim).

Alckmin dividiu a apresentação do seu plano com um dos seus conselheiros na área econômica, José Roberto Mendonça de Barros. A equipe também conta com o também economista Pérsio Arida.

Redução de juros - Entre as medidas do plano de Alckmin apresentadas por Mendonça de Barros, estão a redução dos juros das linhas de financiamento, o fortalecimento do sistema de seguro rural e melhoria da infraestrutura. “Na contramão de outros setores, a agricultura avançou mais 11,7% nos últimos anos e se consolidou como principal motor de propulsão da economia brasileira”, destacou.

Mendonça completou dizendo que o setor e sua cadeia produtiva respondem por um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e por um terço dos empregos gerados no País.

Sobre o plano, Alckmin ressaltou que a palavra central do seu plano agrícola é “previsibilidade”, com o fim da insegurança com relação ao crédito e ao seguro rurais para o produtor e o estímulo ao crescimento.

Reconhecimento - O tucano destacou que o Brasil necessita de reformas urgentes para recuperar seus índices de desenvolvimento e citou as reformas tributária, previdenciária e política como urgentes.  “O Brasil necessita de reformas estruturantes, que devem ser feitas logo nos primeiros meses de gestão. Precisamos mudar para gerar mais confiança e atrair investimentos. A máquina estatal tem que ficar mais leve para se tornar eficiente. O Estado tem que planejar, regular e fiscalizar”, defende Alckmin.

Beto Richa enalteceu a escolha feita por Alckmin e evidenciou a importância da produtividade do meio rural para a economia do Estado e do País. “O setor agrícola merece total atenção do poder público e reconhecimento da população. Como governador, muito fiz para dar melhores condições a homens e mulheres do campo. Paranaenses que contribuem decisivamente para o desenvolvimento do Estado”, disse Richa.