Ouça as sonoras do PSDB-PR no Soundcloud






 

27/09/2018 - 17h28

Administração transparente, Ademar Traiano




Durante meus dois mandatos na presidência da Assembleia Legislativa do Paraná tomei medidas para a que a transparência se transformasse em uma marca registrada. Portas abertas e administração acessível a todos, não foram meras palavras ou frases de discurso, mas um diferencial efetivo de gestão.

Os números revelam o quanto essa opção foi levada à sério. Eles começam pela abertura das portas da Assembleia a população da forma mais literal.

Durante os últimos quatro anos, as portas da Assembleia foram abertas para visitas guiadas para nada menos que 10 mil estudantes. Um marco na história do Legislativo.

Além de permitir a esses jovens o conhecimento básico sobre a estrutura física da Assembleia eles receberam noções sobre o funcionamento da Casa e o papel dos deputados e da Assembleia.

Muitos desses estudantes estiveram em meu gabinete, conversei com eles, troquei ideias, escutei suas dúvidas, procurei despertar seu interesse para a atividade política. Se queremos uma renovação da política, precisamos que a juventude se interesse pela política e tome conhecimento do seu funcionamento.

Desde 2016 todas as nossas sessões são transmitidas ao vivo pelo Facebook, a maior rede social do mundo. Qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta, dispondo de um computador conectado a internet, um notebook, tablet ou celular pode acompanhar a íntegra das sessões e saber o que está fazendo o seu deputado.

Permitir que o cidadão comum tenha acesso ao que os deputados estão propondo, como se posicionam perante matérias polêmicas, quais as teses que defendem e quais os projetos que apresentam é um grande avanço. Considero essa abertura digital para todos um grande avanço rumo a transparência.

Em 3 anos fizemos também 250 audiências públicas, permitindo que os mais diversos assuntos de interesse público fossem amplamente debatidos, ganhassem contribuições fundamentais da sociedade, antes de seguirem para os blocos temáticos, para as comissões e serem, finalmente, apreciados em Plenário.

O Portal da Transparência da Assembleia Legislativa do Paraná é outro exemplo. É considerado um modelo, é uma referência nacional, tanto pelas informações que oferece, quanto pela facilidade de acessá-las.

Com uns poucos toques no mouse é possível saber tudo sobre remunerações, dos deputados, dos funcionários, sobre as aquisições e licitações que estejam em curso na Casa. Tornar essa importante ferramenta completamente funcional e acessível a todos é uma das realizações de que nos orgulhamos.

Tomamos também a providência de substituir o painel de votação que estava, em termos tecnológicos, completamente defasado.

o novo sistema resultou em menor custo administrativo e na transparência total dos processos legislativos. Permite que todos tenham amplo e rápido acesso às informações. O painel eletrônico foi substituído por uma tela multimídia que concentrou em um único dispositivo diferentes funcionalidades essenciais para a rotina das sessões plenárias.

Junto com o novo painel, monitores sensíveis ao toque nas mesas dos deputados, equipados com identificação biométrica, dão mais transparência, agilidade e segurança aos processos, além de significar uma economia de papel muito significativa por abolir a necessidade de imprimir as ordens do dia.

Também sob o signo da transparência foram pensados e executados os programas desenvolvidos pela Assembleia. Como o Geração Atitude, programa de incentivo a cidadania nas escolas, que recebeu consagração em certame nacional.

Teve a participação de 300 escolas estaduais do Paraná. Conseguiu o envolvimento de 50 mil alunos do ensino médio. Computou 800 projetos apresentados por estudantes. Recebeu o Prêmio nacional do Ministério Público de 2017 em um reconhecimento que só corrobora sua importância.

Sucesso consagrador tiveram outras iniciativas, voltadas para a transparência e a participação da sociedade, como a Escola do Legislativo. Ela computou 50 cursos e palestras em 3 anos com a participação de 6 mil pessoas entre elas servidores da casa e o público em geral. A Escola do Legislativo foi, por sinal, outra iniciativa premiada.

Além de tornar a Assembleia uma instituição transparente, trazer para dentro dela a participação direta dos jovens, que vão tomar o nosso lugar e renovar a política, foi uma das marcas que distinguiu nossa administração.

Posso dizer, sem medo de errar, que a meta que estabelecemos em 2015, quando assumimos a Assembleia, foi cumprida à risca. Em muitos aspectos ultrapassamos nossas melhores expectativas.


Ademar Traiano é deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e vice-presidente do PSDB do Paraná

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TV PSDB-PR
Dívidas de pequenas e micro empresas, confira:
Hauly: dívidas de microempresas parceladas em 12 meses

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) fala sobre dívidas de pequenas e micro empresas, conforme projeto em andamento no Congresso: "Vamos ter o parcelamento de 120 meses para todas as que estão inadimplentes".

Publicado por Conversa com os Brasileiros em Quinta, 18 de agosto de 2016


PSDB-PR NA REDE

Conheça o Blog do Beto Richa, tudo o que acontece no dia a dia do governador do Estado.

Faça parte você também. Filie-se.

PSDB Nacional




Rua Mauá, 1.117 - Alto da Glória - Curitiba - PR | CEP: 80.030-200
Fone: (41) 3015-4545 | Fax (41) 3029-4645 | E-mail: